O provável fim da internet banda larga fixa ilimitada - #InternetLivre

quarta-feira, março 23, 2016

Vários veículos de notícia publicaram hoje que operadoras brasileiras resolveram estabelecer limites para a internet banda larga fixa. A medida segundo as operadoras visa conseguir ter um melhor controle e qualidade na disponibilização do serviço. Caso não tenha acompanhado o fato indico este post do Tecnoblog.


Internet


A repercussão ainda tímida desta triste novidade demonstra como os consumidores se sentem sem saída quando falamos da qualidade do serviço de internet no Brasil. Um retrocesso, essa é a melhor palavra que encontro para descrever este episódio. Realmente é muito mais fácil e cômodo cortar a qualidade e cobrar o mesmo preço do que melhorar e agregar valor ao serviço garantindo todo o acesso a informação que já possuíamos e na velocidade que foi contratada.

É interessante também notar que os que serão mais prejudicados com essa limitação são os serviços de streamming, que hoje são os maiores concorrentes das TVs por Assinatura que também são fornecidas pelas mesmas empresas que querem limitar a internet.

Isto é, querem decidir por nós o que queremos consumir, como consumir e o que acessamos na Internet!!!

O discurso pró-limite

Existem outros argumentos das operadoras para limitar a internet: Elas dizem que você tem que pagar pelo o quanto você usa e que no cenário atual 10% dos usuários usam 90% da banda e que isso não é justo. Até mesmo a própria Anatel se mostrou a favor deste discurso. :(

O ponto é que 90% das pessoas só usam 10% da rede porque elas querem, hoje elas teriam a liberdade de baixar mais coisas e consumir mais conteúdo online. Estão querendo tirar essa liberdade até mesmo destes que hoje não usam muito.

E agora... quem poderá nos defender?


O boicote é a solução mais enunciada nos fóruns e comentários que li, mas convenhamos que a internet se tornou um bem do qual não conseguimos mais ficar sem. Enfim, não consigo imaginar a galera adotando este tipo de protesto.

De qualquer modo, mostrar sua insatisfação nas redes sociais é bastante importante!

Acredito que a maior chance que nós consumidores temos de reverter essa situação é pedindo ajuda para nossas queridas empresas que fornecem o conteúdo online que tanto acessamos (ei Google, Netflix, Spotify, Sony, Microsoft, Blizzard, Riot, etc… sim, estou falando de todas vocês!). Digo isso porque estas empresas também são as principais interessadas de que continuemos tendo nosso padrão de consumo em suas plataformas, que dependem de uma internet sem limites e de boa qualidade. ;)

Os criadores de conteúdo online também tem de fazer sua parte compartilhando a ideia a insatisfação do pessoal. Trabalhamos fazendo conteúdo e queremos que as pessoas tenham acesso a ele!

Então vamos todos utilizar a hashtag #InternetLivre !! Todos contra o limite na nossa internet!! o/

---

Atualização: Criaram uma petição online contra o limite ( não sei se isso vai ajudar, mas quem sabe né...)

Segue o link:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Vivo_GVT_OI_NET_Claro_Anatel_Ministerio_Publico_Federal_Contra_o_Limite_na_Franquia_de_Dados_na_Banda_Larga_Fixa/?stpGDdb


Atualização 2: Ontem (09 de fevereiro), criaram o Movimento Internet sem Limites. A página está divulgando várias imagens que podem ajudar na divulgação contra o limite da internet!

Vamos ajudar a divulgar:  https://www.facebook.com/Movimento-Internet-sem-Limites-241502512868392/

Você também pode gostar de...

0 comentários

recent posts

Flickr Images