O que rolou no Content Summit 2015

domingo, agosto 09, 2015

Caso tenha visto a hashtag #CSnaCasper a duas semanas atrás fique sabendo que não era um campeonato de Counter Strike acontecendo nesta faculdade, mas sim um evento com conteúdo para criadores de conteúdo: o Content Summit 2015. Tive o prazer de acompanhar todos os painéis e vim aqui (mesmo que um pouco atrasado) contar o que rolou por lá.

Content Summit 2015


O evento contou com palestrantes de vários tipos, jornalistas que escrevem sobre comunicação, profissionais de várias áreas de conhecimento e empresas levando seus cases de sucesso. Não entrarei no detalhe de cada apresentação até porque praticamente todas levavam a um único convite: “Vamos construir conteúdo relevante?”.

Através deste convite muitos conceitos foram apresentados aos profissionais ali presentes, vou destacar três deles que se repetiram diversas vezes durante os painéis:

  • Real-time: Todos queremos saber o que está acontecendo agora, o real-time está mais forte do que nunca. Mas você tem que ser muito sagaz para fazer bom uso disso, se não será apenas mais um dentro da onda.
  • Mobile: Como diz o Cris Dias no Braincast: “Esse é o ano do mobile no Brasil!!” hahah… Pois é, as pessoas estão com o celular o tempo todo, temos que saber aproveitar e adaptar o nosso conteúdo a essa realidade. Pensar no mobile tem que ser um questionamento constante para o criador de conteúdo.
  • Diversificação e Complementação de conteúdo: Você deve estar em vários lugares, mas não de qualquer jeito. O negócio não é criar um conteúdo e espalhar em todas as redes sociais do momento. O conteúdo deve ser pensado para aquela plataforma e não deve ser igual, mas sim complementar.

Dentre os painéis também tivemos a exposição dos resultados da pesquisa: “Produtores de conteúdo no Brasil” pela Dani Rodrigues, que demonstrou que este mercado está crescendo, está mais maduro, mas ainda é pouco reconhecido($$) aqui no Brasil. Foram muitos os resultados e você pode conferi-los no SlideShare da Dani. ;)

A advogada Flávia de Barros Monteiro também palestrou dando algumas dicas jurídicas para o pessoal, e veja qual foi a conclusão:


Enfim, concluo aqui com uma frase poética dita por Daniel Sollero (Brainstorm #9) durante o evento:


"Não é pra postar todo dia, faz conteúdo relevante, p#&ra!"


Para quem quiser ver mais conteúdo do evento procure pela hashtag #CSnaCasper nas principais redes sociais e veja o SlideShare da Media Education que contém algumas das apresentações.

Você também pode gostar de...

0 comentários

recent posts

Flickr Images