Adeus lista de chamada, olá reconhecimento de presença!

quinta-feira, julho 09, 2015

Se tinha um momento chato e apreensivo na época de escola e faculdade este era o da Chamada. TODOS OS DIAS e em todas as aulas os professores passavam nome por nome checando se cada um dos alunos estava presente na sala. Enquanto isso o aluno ficava lá, esperando ansiosamente seu nome ser chamado para que não ficasse com falta naquela aula. E então eu te pergunto, porque a tecnologia ainda não melhorou esse processo?



Esse não é post sobre algo que já está no mercado, é apenas um texto que nos faz pensar como certas tecnologias podem ter diversas funcionalidades. Enfim, estava estes dias checando minhas notícias quando me deparei com uma da WIRED falando que a inteligência artificial do Facebook agora consegue reconhecer até mesmo pessoas com o rosto tampado.

Fiquei pensando nisso por um tempo e logo me veio um estalo: Porque não adaptar esta tecnologia para que ela já considere automaticamente a presença dos alunos na sala através das câmeras? Pense só em quanto tempo não seria economizado e revertido em tempo de estudo!! Sem contar que seria possível saber o quanto cada aluno permaneceu em sala de aula.

Maravilhoso, não é? Bom, não totalmente, sempre que pensamos em uma tecnologia nova temos que pensar também em suas consequências e necessidades. Quanto de processamento precisaríamos para rodar este tipo de sistema? Quanto se gastaria de infraestrutura para poder funcionar (isso inclui máquinas, câmeras, cabeamento, etc.)? Será que todos estão dispostos de perder um pouco da privacidade para ter mais segurança e economia de tempo nas aulas? E se um hacker tomar controle deste sistema, quais são os impactos disso?

São várias as perguntas, mas também são várias as possibilidades... Assim é a tecnologia! ;)

Obs.: Acho que todos os alunos devem estar me odiando neste momento. hahahah

Você também pode gostar de...

0 comentários

recent posts

Flickr Images