O filosófico final de Plastic Memories

segunda-feira, junho 29, 2015

Plastic Memories acabou neste sábado dia 27 e fez com que muitas lágrimas caíssem durante toda a sua tragetória na televisão. Apesar de parecer bobo e lúdico, Plastic Memories traz uma grande carga de sentimentos e pensamentos bem profundos que espero conseguir dividir com vocês nos próximos parágrafos.

Para não dizer que não avisei, este post pode conter SPOILERS de toda a série. Quem ainda não assistiu, o anime tem apenas 12 episódios e vale muito a pena! ;)

Plastic Memories


Memento Mori é um termo bastante usado na filosofia e em várias religiões. Ele significa simplesmente “lembre-se que um dia você vai morrer” ou “lembre-se de que não é imortal”. Por incrível que pareça, Plastic Memories trabalha bastante este conceito ao longo de seus episódios.

Através de uma trama cheia de sentimentos e se utilizando do artifício da ficção científica o Anime certamente tentou passar a mensagem do Memento Mori de uma forma que não fosse agressiva. Por mais triste e sofrível que tenha sido acompanhar os últimos momentos de Isla é sempre mais fácil encarar e compreender o desligamento de um robô do que a morte de um ser-humano. Não é mesmo?

Por outro lado é importante observar como Tsukasa acaba entendendo aquela situação, por mais que não seja um Giftia um dia Tsukasa também irá morrer e suas lembranças irão com ele. As lembranças dele também serão “retiradas", não por uma empresa que recolhe robôs, mas sim pela morte.

A lição deixada nos capítulos finais do Anime é linda! Isla e Tsukasa aproveitam cada um de seus últimos dias juntos e constroem memórias que não precisam perdurar para sempre, mas que devem sim ser importantes para viver aquele momento e torná-lo especial. Isso te lembra outra coisa? Carpe Diem.

Plastic Memories não é macabro por tratar da morte (mesmo que de modo figurado), muito pelo contrário. Não podemos fugir da morte e por mais difícil que seja temos que entender que ela existe e conviver com isso. Afinal ela faz parte do Ciclo de Vida de todo o ser vivo. (ou de toda a máquina no caso do Anime hahah). 

A morte é um mistério que deve continuar a ser explorado e estudado em todas as esferas: seja pela Ciência, pela Religião e porque não pelas Artes. Ainda mais porque esta última tem o poder de carregar este assunto tão pesado com tanta leveza, emoção e profundidade que talvez muitos nem tenham percebido que ele estava lá.

Obrigado Plastic Memories, por me fazer refletir sobre tudo isso! ;)

Você também pode gostar de...

0 comentários

recent posts

Flickr Images